Oclusão: fisiologia e pensamento clínico é uma obra pensada para cirurgiões-dentistas e acadêmicos de Odontologia. A oclusão é, ao mesmo tempo, considerada uma área de extrema importância para a prática clínica, e portadora de conteúdos de difícil apreensão por parte da classe odontológica. Na verdade, precisamos tratar dela como conteúdo acessível, mas de complexidade, que somente o pensamento interdisciplinar nos faz entender seus processos diante do aparelho estomatognático de nossos pacientes.
Os autores envolvidos abordam de maneira direta e articulada com a visualização clínica conhecimentos que vinculam a Oclusão à fisiologia e, de modo extremamente claro e visualizável, a situações corriqueiras no dia a dia dos consultórios odontológicos. Aspectos como lesões não cariosas, sinais e sintomas de mau funcionamento das unidades fisiológicas do aparelho estomatognático são colocados de modo articulado, partindo de um mapa mental, e abordados em linguagem clínica, assim como os princípios de uma Oclusão clinicamente satisfatória e sua relação com os pilares clínicos da Reabilitação Oral.
A união desses fatores transforma esta obra em excelente opção de leitura e estudo para que o manejo clínico da Oclusão possa galgar saltos de massificação na classe odontológica.