"Ciprian Vălcan, professor e doutor em filosofia, é de fato, um dos raros filósofos vivos, não somente reconhecido na Romênia como tal, mas em muitos países. Mas não por acaso. E sim por mérito como comprovam suas obras.
Colabora com os mais diversos meios de comunicação, ou seja, com revistas, jornais, livros de entrevistas. Com isso envolve poetas, artistas, outros filósofos, professores numa rede dialógica interminável, sempre em busca de um mundo possível paraque a existência tenha um sentido maior e dêcontinuidade a sonhos.
Este livro, com a excelente tradução de Rodrigo Menezes de Sá, profundo conhecedor da cultura romena e, especialmente, das obras de Ciprian Vălcan, pretende, entre outras coisas, apresentar mais uma tipologia textual do autor, assim como estreitar pontes entre as culturas brasileira e romena. Um livro muito especial de memórias do filósofo. Mas que não se debruça num eu sem a consciência total de que no momento em que narra suas memórias, está numa outra dimensão de temporalidade. Portanto, os fatos passados já se misturam e se mesclam com lembranças, imaginação e fantasiacom oeu "atual" que narra." Por Ana Maria Haddad Baptista