Qual realmente é a Obra que pregamos nos púlpitos e quais são as obras que realizamos? Estamos falando em Obras diferentes, mas acreditando que são iguais. Tratamos a obra como algo que nos seja possível fazer, quando nos cabe somente a sua manutenção.
De forma simples e direta este livro nos leva a refletir sobre os temas de seu título, levando o leitor a uma análise do ponto de vista proposto pelo autor em conjunto com a bíblia sagrada sobre cada um, o que é Obra, o que são obras e o que são as igrejas.
Nele faço diversas analogias entre o cenário espiritual dos temas abordados e o mundo que nos cerca. De que forma poderia suscitar melhor o debate sobre um assunto espiritual do que colocá-lo em comparação a nossa realidade material, já imaginou nos dias atuais criar um aparelho de telefone e dizer que foi você o inventor do telefone? Sabemos que o telefone teve um criador e que novos aparelhos são na verdade melhorias alcançadas através do primeiro modelo.
Imagine uma escola onde você será aluno durante toda sua vida e jamais vai colocar em prática aquilo que aprendeu. Existem diversas escolas, todas com seus nomes e métodos de ensino, mas todas estão ligadas a uma escola maior, muitas fogem do padrão, criam inovações, porém a sua essência terá algo em comum.
Este livro irá lhe dar uma nova visão sobre obra, obras e igrejas, levará você a uma reflexão sobre o que estamos praticando como cristãos e quais valores estamos passando aos que nos cercam, não posso afirmar que o conteúdo nele descrito mudará a sua visão, mas posso crer que ele fará com que sua fé se renove no sentido de crescer como filho de Deus.