Os elementos da cultura israelense que permitiram o surgimento de uma economia de alta tecnologia tão bem-sucedida e inovadora.
O vale de Israel, o empreendedor Édouard Cukierman, em parceria com Daniel Rouach, investiga como Israel – a Nação Startup – foi capaz de criar e manter uma liderança tecnológica em um ambiente geopolítico desfavorável, por meio de sólida rede de inovação e P&D, políticas públicas, educação, apoio para jovens interessados.
Assim, são abordados temas como o espírito israelense de chutzpah, uma mistura de coragem e audácia; a obrigatoriedade do serviço militar; e intensas atividades de networking.
Analisa também qual é o impacto das forças armadas e da alta tecnologia na sobrevivência e no desenvolvimento de Israel e quais são as lições úteis que outros países e suas empresas podem extrair da experiência israelense. Alguns dos pontos desenvolvidos são incentivos para a transferência de tecnologia da esfera militar para a civil, unidade de excelência 8200 da Inteligência Israelense, abertura na relação universidade-indústria e incentivo a jovens talentos e incubadoras.
Por fim, busca conceituar um modelo que possa descrever as razões do sucesso da alta tecnologia israelense: o escudo, um epicentro ativo e aberto ao mundo.