Uma junção de José Carlos de Assis e Francisco Antonio Doria para analisar as bases matemáticas e políticas do neoliberalismo.
Em
O universo neoliberal em desencanto, José Carlos de Assis e Francisco Antonio Doria se unem para analisar as bases matemática e política do neoliberalismo. Ambos apontam para o esgotamento da ideologia como doutrina de organização do espaço social e econômico e mostram como sua aplicação levou o mundo para crise econômica atual.
A matemática de Doria demonstra que mercados livres podem até tender ao equilíbrio — mas em geral somos incapazes de dizer quando isso acontece. Portanto, teorias baseadas no fetiche do equilíbrio geral, como a neoliberal, não se sustentam de um ponto de vista científico. Não podem ter caráter normativo. A economia política de José Carlos de Assis descreve os processos socioeconômicos que levaram as esquerdas dos países ricos a abrirem mão da maior conquista da civilização, a socialdemocracia europeia.
Os autores acreditam que no meio de uma crise que pode se agravar ainda mais, a única saída visível parece ser a realização de algum tipo ainda desconhecido de equilíbrio em um nível superior, a partir de novos paradigmas. Eles apontam os sistemas chinês e indiano como exemplos: um basicamente socialista, outro basicamente capitalista, ambos notáveis por terem superado a crise com altas taxas de crescimento. Segundo eles, a tendência é que os países tenham economias de planejamento centralizado e sistemas bancários públicos.