Um meteorito atinge o jovem Alex Woods, deixando cicatrizes e marcando o garoto para um futuro extraordinário. Mas antes de chegar lá ele tem que enfrentar uma infância conturbada. O universo contra Alex Woods é o primeiro livro do britânico Gavin Extence, uma nova e brilhante voz destinada a encantar o mundo.
Com apenas 10 anos, Alex é atingido por um meteorito dentro do banheiro de sua própria casa. Depois de passar um período em coma no hospital, desperta e descobre que sua vida nunca mais será a mesma. Ele logo fica sabendo que a pedrada cósmica que tomou, além de notoriedade, também deixou sequelas, como um grave caso de epilepsia. E durante uma grande parte de sua infância é forçado a passar seus dias em casa, confinado em um pequeno quarto no qual mal cabe uma cama. Até que, finalmente, consegue convencer a sua superprotetora e desequilibrada mãe, cartomante, a voltar à escola, onde Alex tem que enfrentar os colegas do colégio e a curiosidade de uma estranha menina.
Depois de um tumultuado encontro com os valentões, Alex conhece o rabugento viúvo sr. Peterson, e ganha um novo e incomum amigo. Alguém capaz de ensiná-lo que na vida você tem apenas uma chance, e tem que aproveitá-la ao máximo. O universo contra Alex Woods é um encontro de curiosos incidentes, astronomia e astrologia, e as inesperadas conexões que formam o mundo, além de uma bela homenagem à obra do consagrado escritor Kurt Vonnegut. Gavin Extence demonstra sensibilidade e humor incomuns para tratar de assuntos complexos como epilepsia e eutanásia. E com habilidade e muito leveza, deixa uma pergunta na cabeça de cada novo fã: até onde iremos por uma verdadeira amizade?