Em seu romance de estreia, a italiana Silvana De Mari conta uma bela fábula sobre tolerância e esperança. Vivendo em um mundo ameaçado por chuvas torrenciais e inundações constantes, o jovem Yosh descobre ser o último elfo da Terra, depois de ver seu vilarejo destruído por uma terrível tempestade. Sozinho no mundo, ele é levado pelas circunstâncias a conviver com dois humanos e seu cachorro de estimação. Aos poucos, o elfo aprende que precisa se unir a seres diferentes dele – menos mágicos, porém mais resistentes à vida, não apenas para sobreviver, mas também para difundir a luz da fantasia num mundo ameaçado pela escuridão. E se surpreende ao descobrir que faz parte de uma poderosa profecia capaz de salvar o planeta.
Segundo a misteriosa profecia, quando a água cobrir a Terra, o sol desaparecerá e as trevas e o gelo virão; somente quando o último elfo e o último dragão quebrarem o círculo, passado e futuro se encontrarão e o sol de um novo verão brilhará no céu. Para realizar o presságio e garantir a sobrevivência de todos, o jovem elfo parte em busca desse dragão especial, numa divertida jornada repleta de aventura e encantamento.
Fazendo alusão aos perigos que ameaçam o mundo "na vida real", a autora cria um universo fantástico, repleto de criaturas cativantes, e reflete sobre questões como tolerância, esperança e respeito às mais diferentes formas de vida e ao meio ambiente. E dá uma lição muito bem-humorada ao entregar a um elfo e a um dragão a responsabilidade de lutar por um mundo melhor para todas as espécies.