Esta obra é inédita. Representa uma revolução no modo de pensar e entender a palavra "trabalho" na sua origem, dando-lhe uma nova versão, uma nova simbologia, uma nova imagem (aquilo que age em mim) na sua versão positiva. Partindo da etimologia da palavra, dada pela união da palavra "en-érgon" do grego, que dá a força interna, e combinando-a com a palavra "labor" do latim, que dá a ação, a aplicação externa, evoluindo do princípio etimológico da palavra "trabalho" para o princípio evolutivo, próprio da inteligência humana.
O estudo leva o leitor a uma viagem embarcando na construção histórica do trabalho, desde a sua etimologia, o seu surgimento, até os dias atuais, destacando as revoluções industriais no tempo e o seu reflexo na condução da humanidade, dando relevo ao tema do assistencialismo sistêmico.
É apresentado o trabalho como valor interdisciplinar, permeando o meio jurídico, correlacionando-o ao seu valor social, econômico e dando ênfase ao seu aspecto psicológico e ontológico (ser, saber e fazer), como instrumento motor de desenvolvimento pessoal e evolução de uma sociedade.
Esta obra traz a etimologia, a história e o direito do trabalho, revelando que o desenvolvimento do homem e o trabalho estão intrinsecamente ligados, podendo, ao mudar o modo de perceber o trabalho, conduzir a humanidade a uma nova direção.