O que é necessário fazer para se tornar uma liderança? Você passaria no teste?
Apesar dos esforços nas últimas décadas para compreender o que faz uma liderança ser eficiente, a arte de liderar continua desafiadora, complicada e extremamente vaga em todos os níveis e tipos de empresa. Em O teste para CEO, o jornalista Adam Bryant e Kevin Sharer, ex-CEO da gigante de biotecnologia Amgen, identificam sete razões-chave que explicam por que líderes obtêm ou não sucesso, e apresentam um guia inédito e prático para executivos e executivas.
Gestores iniciantes tendem a ter muitas dúvidas, como: o quão exigentes devem ser? Quando devem deixar as coisas acontecerem e quando devem interferir para que uma tarefa seja concluída? Como devem dar um feedback sem ser excessivamente críticos? Como podem ser acolhedores sem tentar fazer parte da turma? Em quais momentos é aceitável demonstrar vulnerabilidade? Ou seria melhor sempre aparentarem uma autoconfiança inabalábel?
Hoje em dia, a maior parte dos CEOs não se mantém cinco anos na posição. A cobrança de entregar resultados cada vez mais eficientes pode ser cruel: a solidão; o peso da responsabilidade; os excessivos questionamentos e críticas; a pressão de montar equipes impecáveis; as demandas que ocupam 24 horas por dia, sete dias por semana, e exigem uma resistência sobre-humana; as decisões desafiadoras que frequentemente não deixam ninguém feliz; a expectativa de ter sempre a resposta certa, mesmo quando é difícil saber qual é a pergunta certa. Esses desafios ficam mais evidentes nos altos escalões, mas o drama de diretores e diretoras é exemplar para vários outros níveis hierárquicos.
Todas as lideranças enfrentam sua própria versão desses testes, e os autores reúnem as lições e histórias de centenas de diretores e diretoras, incluindo nomes como Satya Nadella (Microsoft) e Bob Iger (Disney), para mostrar como toda pessoa que deseja ser líder pode dominar esse conhecimento e liderar como um ou uma CEO. Essas habilidades de liderança devem tornar todos os executivos e executivas mais eficazes em seus papéis, permitindo que deem uma guinada na trajetória de suas carreiras.