O tão aguardado mar aberto era uma armadilha cruel.
O Gelo não iria desistir de nós.
E a criatura do gelo não iria permitir que escapássemos.
A partir dos acontecimentos reais da mais trágica e lendária expedição da Marinha Britânica, Dan Simmons oferece uma combinação magistral de aventura e horror.
Sob a liderança do renomado Sir John Franklin, os navios Erebus e Terror deixaram a Inglaterra em 1845 à procura da cobiçada Passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico através do Círculo Polar Ártico. A Expedição Franklin, como ficou conhecida, contava com uma tripulação de mais de cem homens, os equipamentos mais avançados da época e provisões suficientes para três anos de viagem. Ao entrar na zona polar, no entanto, os navios depararam com o segundo verão consecutivo sem degelo. Logo, acabariam presos nas geleiras ao redor da remota Terra do Rei Guilherme, ao norte do Canadá.
Aprisionados num ambiente hostil, os exploradores passam a lutar para sobreviver com alimentos contaminados e uma oferta cada vez menor de carvão e suprimentos, enquanto o gelo e a neve investem contra suas embarcações. Mas o verdadeiro inimigo da expedição pode ser um mal ainda maior: do lado de fora, um predador desconhecido está à espreita, tentando abrir caminho através dos cascos. Quando as primeiras vidas são perdidas, é preciso que novas lideranças surjam entre os sobreviventes para uma última e desesperada tentativa de fuga rumo ao sul.
Indicado ao British Fantasy Award e celebrado por leitores e críticos, O Terror une uma pesquisa histórica detalhada ao extraordinário talento narrativo de Simmons, reinventando de maneira original uma das mais fascinantes histórias da exploração marítima no século XIX.
"Estou maravilhado com Dan Simmons." - Stephen King
"Um mergulho nas águas geladas do mistério da Expedição Franklin, numa combinação de aventura histórica com horror gótico. Fruto de uma meticulosa pesquisa e de uma imaginação brilhante, O Terror oferece uma teoria mítica para como e por que Franklin e seus homens encontraram seu fim." - The Washington Post
"Brutal, implacável, mas estranhamente inspirador, O Terror é uma obra magistral. Como o mar congelado que aprisionou os marinheiros, o livro captura o leitor rapidamente." - Entertainment Weekly