Ao imaginar o que estaremos comendo daqui a 35 anos, o premiado chef americano Dan Barber parte de uma rica pesquisa para propor nada menos que uma revolução na maneira como produzimos e consumimos alimentos. De pequenas fazendas no interior da Europa à mesa dos mais prestigiados restaurantes do planeta, Barber apresenta neste livro experiências inovadoras que apontam o caminho para um futuro de comidas ao mesmo tempo mais sustentáveis e (ponto fundamental para o chef) saborosas.
O terceiro prato defende um passo adiante nas conversas sobre comida. A desconfiança diante da agroindústria e seu uso intenso de fertilizantes químicos e pesticidas pode ter gerado um movimento importante, mas para Barber mesmo a alimentação hoje saudada como consciente é prejudicial ao meio ambiente e não produz alimentos gostosos de verdade.
Na busca por um outro modelo, Barber cruzou o Atlântico para pesquisar práticas agrícolas consagradas, no sul da Espanha, onde descobriu um foie gras produzido sem alimentação forçada. Ao largo do estreito de Gibraltar, foi apresentado a uma revolucionária operação de criação de peixes e a um antiquíssimo ritual de pesca do atum. De volta aos Estados Unidos, explorou uma exuberante fazenda no interior de Nova York, cujas práticas reavivaram a terra e ressuscitaram uma indústria. E, no estado de Washington, conheceu desenvolvedores de sementes que criam novas variedades de grãos em colaboração com padeiros, moleiros e fabricantes de malte.
A partir dessa experiência, Barber construiu esse impressionante panorama para uma alimentação ética e, ao mesmo tempo, ainda mais suculenta. O terceiro prato redefine a nutrição, a agricultura e o paladar para o século XXI e traça um caminho tanto para comensais quanto para os chefs, nos desafiando a imaginar o verdadeiro futuro para a cozinha.