Este livro é composto de capítulos que, em suas bases, procuram esclarecer e elucidar alguns questionamentos e concepções que envolvem o ensino/ aprendizagem, trabalhando conceitos como saber e prática docente e algumas de suas aplicabilidades.
Situações que permeiam dúvidas como: O que é ser um bom professor? Que aprendizagem é significativa? Que tipo de saber/ conhecimento torna o indivíduo melhor preparado socialmente? Como estão demarcadas as aulas de Língua Portuguesa? Qual o conceito e o status-quo da Linguística no ensino da língua?; serão muito debatidas.
Sobre o estudo da Língua Portuguesa e de um possível interesse pelo aluno, "É preciso muito mais do que uma decodificação e de argumentações pautadas em um benefício futuro, que acarrete em êxito e prosperidade para provocar o despertar sobre a importância do estudo da língua materna. O ser feliz é para agora; urge o conhecer em sua plenitude. E a forma de ensinar, bem como a sua finalidade, podem contribuir, decisivamente, na formação de cidadãos.".
Assim, palavras como saber, prática, conhecimento e experiência são postas ao alcance de todos, refletidas sob óticas de estudiosos específicos, com ressignificações e reflexões, inclusive sobre o ensino da Língua Portuguesa. Espera-se que seja uma boa oportunidade de apropriação e tomada de consciência sobre a língua que se fala.
O autor.
Macaé, março de 2019.