A arte e duas mulheres. A guerra e dois homens. Uma pintura e uma obsessão.
Best-seller do USA Today
A história eletrizante de uma especialista em Arte e de um soldado que lutaram contra o nazismo, da jovem que posou para Leonardo da Vinci em pleno Renascimento e do gênio cujas mãos pintaram um dos retratos mais inovadores da História.
***
Milão, 1492: uma jovem beldade se torna amante do duque de Milão, devendo lutar contra todos aqueles que a querem fora da corte; logo ela se vê diante de Leonardo da Vinci, o mestre renascentista que deseja garantir seu próprio lugar no palácio ducal ao pintar seu retrato mais ambicioso até então.
Munique, Segunda Guerra Mundial: depois de deixar cair um inestimável retrato renascentista nas mãos dos nazistas, uma ingênua conservadora de Arte decide arriscar tudo o que tem para recuperá-lo, e se une a um soldado americano integrante daquela que viria a ser a famosa equipe Homens dos Monumentos.
Essas duas mulheres, separadas por quinhentos anos, serão arrastadas pela maré da História em uma luta marcada pela obsessão, pelo que nos torna humanos e pelo controle de seus próprios destinos.
***
Nesta emocionante ficção histórica inspirada em acontecimentos reais, a criação de uma das pinturas mais famosas de Leonardo da Vinci se entrelaça com a luta de uma mulher para, séculos depois, salvar o quadro dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
***
"Simplesmente uma obra de arte." – LORI NELSON SPIELMAN, autora do best-seller internacional "A lista de Brett"
"Uma afirmação da crucial importância da Arte para a sociedade e do poder de ação que uma pessoa pode ter." – FRANCES MAYES, autora best-seller do New York Times
"Um romance histórico verdadeiramente original." – JENNIFER ROBSON, autora best-seller internacional
***
Cecilia e Edith são duas mulheres separadas por quinhentos anos. Uma é destemida, e não aceitará ser definida pelos outros, desafiando o mundo em que vive. A outra é conservadora de Arte, apaixonada pelo que faz e por sua família, vivendo na Alemanha nazista.
Apesar de serem e viverem momentos tão diferentes, o que as une é uma das grandes pinturas feitas pelo mestre renascentista Leonardo da Vinci: Cecilia por ser a jovem beldade retratada pelo polímata em "Dama com arminho"; e Edith por se ver obrigada a trabalhar para o regime de Adolf Hitler em plena Segunda Guerra Mundial, à procura de tesouros como o quadro.
E assim as maquinações por trás da pintura de um retrato sem precedentes na história da Arte são urdidas pela luta frenética para salvá-lo, anos mais tarde, da escuridão imposta pelo nazismo à humanidade. No centro desse retrato, não está apenas uma dama com um arminho, e sim o destino de mulheres, homens e até nações.
Um livro brilhantemente escrito, fruto de extensas pesquisas da autora, "O retrato na escuridão" é uma história de bravura e amor, de esperança e redenção. É um livro cheio de vida, mas que também reflete sobre as sombras do nosso passado.