Em O retorno do Mago, André Percia narra o reencontro de seus personagens Marcelo e Merlin, continuando a história iniciada em Aprendiz de Feiticeiro. Nesta sequência, Merlin e Marcelo mostram como a felicidade pode residir na harmonia e no cultivo dos prazeres mais simples.
No romance, Marcelo, um executivo frustrado, transforma sua vida a partir dos ensinamentos de Marlin, homem que aparece inesperadamente em seu caminho e lhe apresenta técnicas de PNL e hipnose, chamadas metaforicamente pelo autor de "rituais".
Criada na Califórnia (EUA) no início dos anos 70, a Programação Neurolinguística é a ciência que estuda a forma com que as pessoas pensam e se comunicam, resultando no desenvolvimento de habilidades e competências, e que pode ser ensinada e aprendida por qualquer pessoa. Como Richard Bandler, um dos criadores da PNL, diz "a Programação Neurolinguística é um processo educacional sobre como usar melhor o nosso cérebro".
O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, através de técnicas diversas que ampliam as escolhas, tanto no âmbito pessoal e familiar quanto profissional, ressignificando problemas e enfrentando adversidades. "Hoje temos pouco tempo para mudar e se adaptar as adversidades e o coaching, a hipnoterapia e a neurolinguística, quando bem aplicados, podem fazer em menos de dez sessões o que tratamentos tradicionais faziam em 11 anos, como nos casos de depressão, por exemplo", afirma André Percia.