A oração, na vida de Chiara Lubich, é sinônimo de relação, de diálogo profundo e constante com Aquele em quem ela pôs toda sua fé e esperança, Deus, que por Seu amor imenso se fez presente nos momentos felizes e desafiadores de sua trajetória.
Na sociedade atual, marcada pela sobrecarga de atividades, pelas solicitações constantes das redes sociais, por uma cultura capitalista que prega a produtividade e a eficiência como prioridades máximas, pode faltar tempo inclusive para a oração.
No prefácio deste volume, Margaret Karram, atual presidente do Movimento dos Focolares, diz: "O que vinha marcando o compasso dos meus dias era – e às vezes ainda é – a agenda de trabalho repleta de compromissos. E foi justamente em um momento em que tinha de escolher o que priorizar que senti interiormente um alerta: desacelerar". Dessa forma, Margaret introduz o tema da oração e aponta a necessidade e a importância do conteúdo proposto nesta publicação.
Esta obra recolhe textos, em parte inéditos, de Chiara Lubich, organizados em oito capítulos, que seguem a ordem cronológica e abrangem todas as etapas da vida da fundadora dos Focolares. Na introdução, o organizador, Fabio Ciardi, situa a experiência carismática de Chiara na tradição cristã, à luz da vida de oração de Jesus e das primeiras comunidades. Ele traça também um elo entre a oração e os doze pontos da Espiritualidade da Unidade, que culmina na dimensão da presença de Jesus entre aqueles que se unem em seu amor: "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles" (Mt 18,20).