Nas margens barrentas do Rio Paraíba, localiza-se a Vila dos Pescadores, onde crianças correm pelas ruas de pedra, e pescadores lançam suas redes, que garantem o sustento de seus moradores. Um jovem curioso e de coração valente é uma dessas crianças e se torna o escolhido dos seres mágicos. Criado com histórias de lendas e seres místicos, ele não imagina que logo se tornará parte de uma lenda também.
O mensageiro dos sonhos, um ser misterioso, visita o jovem em seus sonhos, mostrando visões de uma floresta em perigo. Convocado para uma missão de ajudar os seres folclóricos, ele se aventura, armado com determinação e coragem, formando uma aliança com um guerreiro da tribo Puri e o esperto Saci-pererê, cujas habilidades mágicas serão cruciais para o desenrolar dessa jornada.
No entanto, o perigo se aproxima na forma de um cruel capitão e de um temido coronel, cuja fazenda se torna um símbolo de opressão, com seus capangas e sua senzala, onde a injustiça reina.
Para ajudar, as Guerreiras Espirituais, mulheres de força inabalável e almas corajosas, partem em busca do resgate do ancião quilombola, do guardião dos segredos da floresta e dos seres folclóricos.