Moramos num país tropical e plural. Somos brasileiros, com toda a diversidade que isso significa. Comemos feijoada, mas também pato ao tucupi, churrasco, tambaqui... Dançamos samba, e ainda rock, forró, funk... Somos católicos, dizem as estatísticas. No entanto não despregamos o olho das divindades que vagam em outros domínios. Como será que tudo se mistura e acaba dando em brasilidade? Esta é a pergunta que se faz o antropólogo Roberto DaMatta neste livro, e, para respondê-la, focaliza não apenas o país da política e da economia, mas, principalmente, o da comida, da casa e das festas.
Roberto DaMatta é conhecido pelos ensaios antropológicos que escreve para adultos. Mas já existe também a edição revisada do clássico do autor – O Que Faz o Brasil, Brasil? – sob medida para o público infanto-juvenil. Em O que é o Brasil?, o antropólogo leva a garotada a pensar a identidade brasileira a partir dos aspectos mais populares e conhecidos da sociedade: a casa, a rua, as relações raciais, a comida, as mulheres, o carnaval, a malandragem e a religião.
A partir de exemplos do cotidiano – como o carnaval, o Dia da Pátria, as procissões religiosas ou o famoso jeitinho do brasileiro para driblar os problemas – o livro de DaMatta estimula o debate sobre cidadania entre a garotada e mostra os vários "brasis" que se ligam entre si. O autor mostra ainda que a identidade de um povo se revela através das pequenas coisas e que, mesmo assim, pode render grandes discussões.