Livro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2021 na categoria Conto.
O que a casa criou é um livro sobre o espanto. Todos os seus dezesseis contos, inclusive o que dá nome ao volume, tratam, de alguma forma, sobre a possibilidade de encontrar o inusitado a qualquer momento, na virada de uma esquina ou no abrir de uma porta. As histórias desta coletânea, desenvolvidas pelo autor ao longo dos últimos dez anos, evitam as "certezas cimentadas" e apresentam um toque de realismo fantástico.
Dialogando sobre a fragilidade do real e do nosso confortável conceito de realidade, O que a casa criou reflete sobre como a quebra dessa normalidade age sobre pessoas, lugares e coisas. Segundo a escritora Heloisa Prieto, que assina o texto de orelha: "Filiando-se à tradição de Machado de Assis, pela complexidade ambígua dos personagens, e de Guimarães Rosa, enquanto mítico narrador entre mundos, Diogo Monteiro entra em cena para ocupar a cadeira de honra entre os grandes contadores de histórias."
E, ainda, nas palavras de outra escritora, Ivana Arruda Leite: "Diogo Monteiro se apresenta como um autor digno de figurar ao lado dos melhores nomes da literatura brasileira contemporânea."