O quarteto de novelas II é um conjunto de novelas com temáticas diferentes. Não é uma continuação do Quarteto de Novelas, e suas histórias não estão ligadas às outras novelas do livro anterior.
As Bodas de Zorak conta a história de que o vampiro Jasper queria ter um filho. Assim, necessitava de encontrar uma mulher para que dele engravidasse. Ocorreu a gravidez e nasceu Zorak, quando se inicia a trajetória de sua vida.
Rosa Lavadeira e João Pinguço narra a história da bela faceira Rosa. Cobiçadas por todo e qualquer rapaz. Mas se encanta por João, filho de imigrantes italianos, cujo compromisso não é com a vida de casado e nem com sua família, mas sim com a vida boêmia que sempre viveu. Ao ficar viúva, repentinamente, não lhe resta opção senão a de se tornar uma lavadeira para acabar de criar seus filhos.
O Velho Celeiro envolve a temática de que o homem com o decorrer do tempo, acumula conhecimentos para serem usados no momento certo e exato que deles necessitar sua sabedoria. Mas o homem guarda também segredos. E o segredo do Velho Celeiro? Realmente está lá nele também guardando o seu segredo.
Colette e o Pássaro Azul é a história que narra a busca desse pássaro. Mas, onde está o pássaro? Segundo Mamede Al Shilam, está além dos sete rios e das sete montanhas. Malek, o cruel, parte com sua filha Colette, agora cega, em busca da cura que somente poderá ocorrer se ele encontrar o pássaro azul.