Esta é uma obra imprescindível para todas as pessoas interessadas no desenvolvimento contínuo do seu olhar sobre a liderança. Como bem disse Angela Davis: "estamos no século XXI e, a esta altura, deveríamos ter aprendido que a liderança não é uma prerrogativa masculina." Faz-se necessário que as fontes de informação sejam atualizadas e amplificadas. Não é mais possível pensar sobre a liderança a partir de conceitos unilaterais – muito menos praticá-la. Este é um livro escrito por mulheres, mas que não se destina apenas àquelas que se reconhecem como tal. Dedicar-se à leitura destas páginas é entregar-se ao exercício de questionar e aumentar nosso conhecimento sobre o significado desse substantivo nos tempos atuais, diante dos desafios que a sociedade nos impõe hoje.
Este é um livro que nos envolve em um diálogo aberto e real, longe da rigidez de apresentar respostas definitivas e generalistas, propondo uma abordagem plural, flexível e adaptável, acessível a qualquer pessoa. A cada capítulo, são apresentadas combinações variadas de experiências que podem ser novas, rompendo estereótipos, ou que ressoam como conhecidas, gerando identificação.
Mas não espere uma experiência passiva. O Pulo da Gata é movimento, te convida a ocupar outros espaços. Esta é uma leitura que coloca a pessoa leitora como uma figura ativa na discussão. A cada capítulo, é possível se envolver e refletir sobre como você responderia a cada questionamento proposto, que soluções você daria para as problemáticas apresentadas e qual é a sua reação diante das vivências compartilhadas. E a minha recomendação é a de que você faça exatamente isso. Dê a si mesmo o tempo e a oportunidade de não apenas ler, mas de se engajar ativamente nessa rede, abrindo espaço para atualizar as suas fontes de informação e inspiração sobre este tema. O conhecimento se ampliará a partir da prática – assim como o ato de liderar.
Luana Suzina
Relações Públicas e pós-graduada em Antropologia, facilitadora do programa de Mulheres na liderança do MIT, consultora e líder de responsabilidade social, diversidade e inclusão de organizações como Unilever, Samsung, Grupo Boticário e Whirlpool.