Um estudo da privatização do setor elétrico de Mato Grosso, autossuficiência e o equacionamento da questão energética no Mato Grosso.
O tema do trabalho foi definido pela inspiração de buscar informações sobre o Processo de Privatização do setor Elétrico em Mato Grosso.
Tal processo exige um conjunto de ações e acompanhamento até chegar à privatização da empresa. Os componentes essenciais vão desde a preparação, implantação, coordenação e a efetivação das transferências do controle acionário do poder público para o grupo privado.
Este período de composição e adequação é entendido como gestão compartilhada, em que vai ser criado um edital definindo a forma de licitação e as Regras das Concessões, ao grupo privado.
A questão central do trabalho consiste em analisar o processo de privatização das Centrais Elétricas Mato-grossenses S.A., destacando a participação do Estado nesse processo e averiguação as possibilidades do equacionamento do problema elétrico no Estado de Mato Grosso a partir da consolidação do processo de privatização.