Este livro discute a Resolução de Problemas Matemáticos, bem como os processos heurísticos envolvidos nessa tarefa. O debate em torno do tema se faz relevante, pois a literatura dessa área apresenta diagnósticos dos diferentes tipos de acertos e erros de estudantes frente a problemas matemáticos, mas muito ainda se pode investigar quanto à aplicação de uma metodologia de resolução de problemas, cujo enfoque seja o emergir da percepção dos processos heurísticos por parte de estudantes e professores.
O presente livro foi dividido em cinco capítulos: o primeiro capítulo apresenta o levantamento de pesquisas empíricas sobre resolução de problemas, relacionadas ao desenvolvimento de processos heurísticos; o segundo capítulo aborda a Fundamentação Teórica; o terceiro capítulo destaca a proposta de Metodologia de Resolução de Problemas; o quarto capítulo, os Procedimentos Metodológicos da Pesquisa e o quinto capítulo, a apresentação e análise dos dados coletados. Por fim, o livro ainda expõe conclusões sobre a análise deste trabalho, relacionando-as ao objetivo, ao quadro teórico e às questões de pesquisa.
Ler este trabalho é ir para além da tarefa de resolver ou não um problema matemático, é compreender, valorizar e significar o processo de resolução e toda rica teia de significados que esta atividade pode conter, é perceber seu real valor no trabalho pedagógico.