O plantão psicológico é uma intervenção psicológica que atende à demanda urgente e emergente no exato momento de sua necessidade, durante a crise, ajudando o cliente a lidar com seus recursos e limites em períodos de tempo previamente determinados. Pode ser feito em diversos contextos, como instituições, empresas, clínicas, hospitais, Unidades Básicas de Saúde ou comunidades.
Este livro tem o objetivo de propiciar ao leitor uma maior proximidade com a técnica da Psicoterapia Breve-Focal, mediante teoria, aplicação e estudo de casos, dentro de vários contextos de plantão psicológico citados acima.
A obra contempla dez capítulos. Os três iniciais compõem a primeira parte, onde expomos a teoria e as técnicas que fundamentam a Psicoterapia Breve. Os demais capítulos compõem a segunda parte do livro, recheada de atuação e casos atendidos nos diversos locais cabíveis de utilização da Psicoterapia Breve de Apoio.
O nosso intuito aqui é falar com propriedade e fundamentação sobre este tema atual e relevante; além disso, comprovar nossa atuação dentro desta técnica tão vasta e pertinente. Penso que este livro poderá auxiliar os alunos da graduação nos estágios curriculares e extracurriculares da Psicologia, como também nos cursos de formação em PB-Focal.
Este livro se dirige também aos colegas que necessitam de maior atualização e aprofundamento da temática, principalmente neste pós-pandemia.
Teresa Cristina Holanda