O Pé de Cana Plantado é uma metáfora utilizada para mostrar a situação das pessoas alcoólatras que vivem pelas calçadas, perambulando pelas ruas, sem atenção e visibilidade. Os primeiros capítulos trazem uma ligeira abordagem acerca do que é o alcoolismo; na sequência, vários depoimentos de adictos e ex-adictos com algumas informações superficiais sobre o que é o Alcoólicos Anônimos (AA).
Os demais capítulos apresentam a história de dois personagens fictícios, que passarão a movimentar a trama: Tião e Zé da Pinga, dois amigos de infância que, apesar de viverem no mesmo ambiente, foram criados em situações diferentes. Devido às circunstâncias se reencontrarão e se tornarão parceiros de cana, mostrando que na vida nada acontece por acaso, e que todo ser humano é falho. Ninguém está isento de fraquejar, por isso, não se deve julgar a conduta alheia; mas, sim, olhar com empatia e ajudar. Nunca se sabe quando se vai precisar do outro.
Esta ficção promete te fazer chorar, ou simplesmente sorrir, dependerá de como você encara os fatos, como você enxerga a vida. Uma coisa é certa, a vida é uma viagem, onde todos estão na fila para o embarque, a única coisa que não se sabe é a posição em que se está nesta fila Pense nisso!