O mundo chega a nós a cores. Mas, quando as cores ganham vida em nossa imaginação, elas já estão impregnadas de sentidos, a depender de cada contexto cultural, como revela este livro fascinante. Cada capítulo mergulha o leitor num amplo universo de referências sobre uma cor, reunindo histórias das artes e da humanidade para iluminar os significados que ela recebeu ao longo das eras e ao redor do mundo. Mostrando como artistas, cientistas, escritores, filósofos, exploradores e inventores tanto moldaram quanto foram moldados por esses significados incrivelmente diversos, James Fox revela como, por meio da cor, podemos compreender melhor as culturas estrangeiras e a nossa própria. Cada cor oferece uma nova perspectiva sobre uma época diferente, e juntas formam uma história vívida e estimulante do mundo. "Projetamos nossas esperanças, ansiedades e obsessões na cor por milhares de anos", escreve Fox. "A história da cor, portanto, é também uma história da humanidade."
O livro se estrutura em sete capítulos, cada um sobre uma cor – preto, vermelho, amarelo, azul, branco, roxo e verde – e sua importância ao longo do tempo, desde a pré-história até a arte contemporânea. Por trás das histórias contadas sobre cada uma delas, o autor desvenda referências visuais e simbolismos que se estabeleceram ao longo da história. A partir dessa série de histórias, o livro traça a evolução dos significados de cada cor, mostrando como eles se transformaram e se multiplicaram e, por fim, como revelam muito sobre as sociedades que os produziram: refletindo e moldando seus anseios, medos, preconceitos e preocupações.
James Fox também investiga a ciência por trás da forma como nossos olhos e cérebros interpretam a luz e a cor, demonstrando como esse processo está intrinsecamente ligado aos significados que atribuímos aos tons. Usando sua experiência como historiador da arte, ele revisita, sob uma nova perspectiva, marcos importantes da história da arte – dos trabalhos em ouro da Idade do Bronze a Turner, de Ticiano a Yves Klein. Além disso, o autor entrelaça literatura, filosofia, cinema, arqueologia e arte, transitando de Monet a Marco Polo, dos primeiros artistas japoneses que produziam com tinta preta a Shakespeare e Goethe, até chegar a James Bond.
"Um livro para iluminar os dias mais cinzentos. James Fox foca em sete cores, examinando os significados culturais que a humanidade atribuiu a elas. Filosofia, psicologia, literatura, neurociência, moda, religião, magia e mito se misturam em um vibrante arco-íris."
Rachel Campbell-Johnston, The Times