Estamos certos de que neste pequeno volume não dissemos tudo o que se poderia dizer sobre o assunto tratado. Pelo contrário, o autor se orientou pela convicção de que a doutrina do Espírito Santo pode ser mais bem entendida quando se limita à sua esfera de discussão do que quando se estende até os mais amplos limites. Para criaturas finitas, pelo menos, a presença é mais compreensível do que a onipresença. Dessa forma, embora o assunto deste livro seja profundamente misterioso, procuramos simplificá-lo concentrando-nos no ministério terreno do Espírito Santo, com toda a indizível bênção para a Igreja e para o mundo que esse fato significa.
Assim, da mesma forma que falamos do ministério de Cristo como um trabalho de contornos bem-definidos e limitados, chamamos este livro de "O Ministério do Espírito Santo", referindo-nos ao trabalho do Consolador estendendo-se desde o dia de Pentecostes até o final da presente dispensação.
Que assunto profundo para estudar! A oração mais apropriada para os que se dedicam e ele é pedir humildemente ao próprio Espírito Santo que nos ensine a respeito de Si mesmo! Profundamente consciente da imperfeição deste trabalho, eu agora o entrego para que seja usado e abençoado por essa divina Pessoa, do qual tão imperfeitamente falamos.
A. J. Gordon