Trata-se de composição literária, de ensaio técnico, com base na Psicologia Transpessoal, a qual é a quarta força da Psicologia. Essa força está estruturada pelos pais da psicologia e por inúmeros cientistas mundiais, evidenciando uma base psíquico-espiritualista, numa construção futurista para as ciências da saúde. A obra teve o seu início na década de 2000 e foram inseridas novas informações ao texto em 2020.
Seu conteúdo fundamenta-se em muitos aspectos científicos (Jurídico, Neuropsicológico e Biomédico), assim como filosóficos e espirituais.
O livro apresenta, ainda, pressupostos por meio de inserções da física quântica demonstradas em exemplos e estudos Apométricos Espirituais, assim como alicerça-se em recentes estudos de cientistas da modernidade, nomeado Estado Alterado de Consciência – (EAC).
Tal conhecimento tem sido muito aprofundado pela Psicologia Transpessoal, cominada com inúmeras citações de cientistas, estudiosos e pesquisadores da Ciência Transpessoal, numa abalizada demonstração da existência sintônica e conectiva, entre os polissistemas material e espiritual.