O livro ora apresentado, com aporte nos estudos da Teoria Histórico-Cultural, realizauma profícua discussão sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil, destacando a importância do lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento do psiquismo na criança. Essas questões são pontos nodais que se constituem como base e fundamentos na formação do professor que trabalha com crianças na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
O capítulo que trata sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia os conteúdos curriculares a serem trabalhados na educação básica, promove uma discussão que traz para o leitor as intencionalidades propostas nas políticas educacionais curriculares. Não por acaso, são muitas as contribuições desse texto para a formação de profissionais esclarecidos, que promoverão uma formação humana mais consciente e participativa nas questões sociais e políticas.
Quando trata dos resultados alcançados no estudo, as informações são claras e precisas e apontam de forma contundente que a BNCC para a Educação Infantil foi pensada pelo sistema como meio de preparar as crianças, desde a primeira infância, para se adaptarem à sociedade e desenvolverem competências para atender aos interesses das elites dominantes no âmbito do capitalismo.
Sua leitura, portanto, é imprescindível para aqueles que querem compreender melhor a educação a partir da sua relação com a economia e a política.