Levando em conta o caráter literário da Bíblia, bem como o fato de, nos primórdios, os leitores terem encontrado nela um texto contínuo, sem qualquer tipo de divisão, a Sociedade Bíblica do Brasil decidiu lançar esta edição literária da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, sem as indicações de capítulos e versículos.
Uma edição literária estimula a leitura fluente do texto bíblico, como se lê o texto de outros livros. Sabemos, porém, e reafirmamos a convicção básica de que a Bíblia é muito mais do que "apenas mais um livro". Ela é o Livro dos Livros, a Palavra de Deus.
"Eu amo a Bíblia, leio-a todos os dias e quanto mais a leio mais a amo. Amo a sua simplicidade e suas repetições e reiterações da verdade. Leio-a cotidianamente e gosto dela cada vez mais." (D. Pedro II, imperador do brasil)
"A Bíblia é a Carta Magna, a Lei fundamental de todos os direitos e liberdades da nossa civilização moderna." (David Livingstone, médico e teólogo)
"Há um livro que desde a primeira letra até a última é uma emanação superior… um livro que contém toda a sabedoria divina; um livro que a sabedoria dos povos chamou O LIVRO — a Bíblia." (Victor Hugo, escritor)