Cuca está no 4º ano e é um menino curioso e esperto. Tudo o interessa, e sua imaginação é tão forte e solta que a realidade não lhe basta. Então ele "viaja", inventando ou enriquecendo acontecimentos, histórias, vivências. Como se diz, ele "delira". Suas invenções são sempre interessantes, mas… quase nunca correspondem à realidade.
Por isso, Cuca é chamado de mentiroso pelos colegas, e os professores têm dificuldade em acreditar no que ele diz.
Por causa dessa imaginação sem freios, às vezes o menino se põe em situações complicadas, como quando faz algumas críticas ao livro de um escritor em visita à sua escola e é censurado por isso. Na sequência desse acontecimento, ele é desafiado a – e aceita – escrever um livro. Sem saber como começar, Cuca passa a receber, misteriosamente, dicas anônimas que, sob o título de "Manual Secreto do Jovem Escritor", o ajudam muito. Começa aí uma história cheia de humor e mistério, com muitas descobertas importantes, muito aprendizado, muita amizade e muitas, muitas alegrias.
Tendo a escola como cenário, os acontecimentos em torno do passo a passo para escrever um livro, num ambiente tão familiar, certamente vão interessar, surpreender e agradar o leitor pré-adolescente.