Uma coletânea de contos fundamentais para o desenvolvimento da alta fantasia
O escritor irlandês Lord Dunsany é celebrado em todo o mundo por sua habilidade de pintar com palavras cenários oníricos ― e por vezes, apavorantes ― que misturam magia, poesia e bocados de loucura, dando a eles uma vivacidade que poucos autores têm a capacidade de transmitir. Nesta coletânea de contos curtos, Dunsany evoca criaturas, lugares e situações que não poderiam existir em nossa realidade, mas que de alguma forma soam verdadeiros e possíveis.
Influência para autores variados e importantes ― como J.R.R. Tolkien, H.P. Lovecraft, Jorge Luis Borges, Neil Gaiman e Ursula K. Le Guin ―, este livro é parte de Feéria, uma coleção que apresenta narrativas únicas para mergulhar na literatura de fantasia.
O nome é uma referência ao termo desenvolvido por Tolkien para descrever um lugar mágico habitado por criaturas fantásticas onde a física, a natureza, a moral e o próprio tempo são regidos por leis próprias. Lá não se passam apenas os contos de fadas infantis, mas narrativas maduras nas quais o inexplicável se torna possível.
A coleção está dividida em três segmentos:
Feéria antiga , que reúne mitos e lendas fundacionais que inspiraram as primeiras obras de fantasia moderna, incluindo O Senhor dos Anéis;
Feéria clássica , que reúne obras contemporâneas ao legendário de Tolkien, em sua maioria pertencentes a "era de ouro" da fantasia;
Feéria visionária , que apresenta histórias que, inspiradas pelas obras de fantasia clássica, vislumbram outros mundos e possibilidades para a ficção especulativa contemporânea. Entre conhecidas e inéditas, as obras de Feéria irão encantar os leitores ao expandir o conceito definido por Tolkien, enquanto ilustram o desenvolvimento de todo um gênero literário.