Mauro Vecchiato é um dos mais importantes pesquisadores da Psicomotricidade na Itália. Nesta obra, ele apresenta, de maneira didática, todo saber que vivenciou por meio do trabalho na Educação Física, da sua atuação como psicomotricista e formador e da sucessiva prática como psicólogo e pesquisador.
O livro é dividido em três partes. Na primeira, o enfoque do autor é sobre a linguagem corporal, o significado do tônus muscular e as posturas como formas privilegiadas da criança comunicar-se e relacionar-se.
Na segunda parte, ele realiza um aprofundamento sobre as expressivas tipologias do jogo psicomotor – o sensório-motor, o jogo simbólico e o de socialização – e a importância dessas instâncias para o favorecimento do processo de maturação, que são cuidadosamente explicitadas neste trabalho.
A terceira parte é inteiramente dedicada ao método e às aplicações na educação, psicoprofilaxia e terapia. Nesse momento, há uma grande seção dedicada à definição das condições de funcionamento para implementar um programa de Psicomotricidade projetado para as diversas faixas etárias da criança, sobre as principais dificuldades que encontra durante o crescimento e sobre as estratégias para superá-las."