"O Jardim Gaulês" é uma obra de ficção, que conta a vida de Vercingetorix, um personagem real que viveu num período anterior a Cristo e lutou bravamente pela independência do povo Gaulês, diante da força opressora dos romanos comandados pelo braço forte do ambicioso Cônsul Júlio César.
É uma história que lida com a guerra, o misticismo e com uma figura bem peculiar: o falcão peregrino. Este animal é a testemunha ocular dos últimos momentos de embate das tropas romanas e gaulesas. Para incrementar este enredo de puro realismo fantástico, há mais dois personagens: o Xamã Jiorkas Punderkatis e o Vercingetorix, que só terá sua identidade revelada no final da trama.
A história se passa em Roma, Jerusalém e Gália (que equivale hoje aos territórios da França e da Bélgica). E dentre os cenários dessa obra, existe um mundo de bárbaros que detestam a alcunha de bárbaros, soldados ferozes, druidas, tribos celtas, estratégias militares e romances nunca esquecidos.
Tudo isso em uma só história que promete muitas reflexões sobre conceitos atuais, cada vez mais complicados de serem discutidos harmoniosamente. O livro é um convite a uma viagem pela Europa A.C.
Sejam bem-vindos ao Jardim Gaulês!