Só o amor é capaz de vencer todas as batalhas e superar todos os obstáculos, naturais ou sobrenaturais.
Volume final da consagrada trilogia Winternight, O inverno da bruxa traça um esplêndido panorama da Rússia medieval, então um país fragmentado e convulsionado por perpétuos conflitos bélicos. A autora põe em foco o confronto final de Vasya (ou Vasilisa) com integrantes da Igreja Ortodoxa que desejavam exterminá-la alegando ser ela uma bruxa, quando na verdade desejavam apenas reforçar seu controle sobre a população crédula e ignorante.
Na época, as mulheres viviam em uma posição totalmente subalterna, e até mesmo as nobres tinham mobilidade reduzida, vivendo longe dos olhares masculinos e da convivência urbana nos chamados "terem": torres que constituíam uma espécie de prisão dourada que só cairiam em desuso no século XVIII, no reinado de Pedro, o Grande. Vasya só consegue escapar desta sina pelo fato de ser uma simples camponesa e, principalmente, por se disfarçar de homem, mas é implacavelmente condenada quando sua impostura é descoberta. Por sorte, ela conta com a ajuda de seu cavalo mágico e do Rei do Inverno, com quem vive um improvável romance que evidencia sua condição sobre-humana e permite que ela reate o contato com as próprias origens e supere os obstáculos colocados em seu caminho — tanto por seres humanos quanto por míticas criaturas do folclore russo.
Vasya é uma legítima representante da nova linhagem de protagonistas femininas que estão oxigenando e mudando os paradigmas da literatura de fantasia, ao mesmo título que a autora, Katherine Arden, é uma das mais destacadas representantes da presença feminina na literatura de língua inglesa.
"Prepare-se para ter seu coração arrancado e devolvido cheio de neve e magia." - Laini Taylor, autora de Daughter of Smoke & Bone
"A trilogia Winternight rompe as normas usuais da literatura de fantasia. Nela não existe nenhuma princesa em apuros esperando ser salva por um príncipe encantado. Vasya é a destemida heroína com 'cara de sapo', cavalgando um cavalo mágico; a bruxa temida por toda sua aldeia que não deixa ninguém roubar sua força. Ela é completamente desajustada e gloriosamente imperfeita." - Resh Susan, The Huffington Post