Cezar A. M. Azevedo, nesta obra, faz a opção de concentrar o estudo sobre a relação dos mecanismos previstos como Sistema de Limites e a sua contribuição para fortalecer e garantir a eficácia dos resultados do posicionamento estratégico. Para isso, a obra faz o estudo de dois importantes casos de unidades de negócios, uma refinaria e uma hidroelétrica.
A obra apresenta uma qualidade ótima ao tratar de conceitos complexos, como é o conceito da estratégia e o do controle estratégico e faz isso estabelecendo conexões, que permitirão ao leitor compreender a estrutura conceitual geral para poder associar com a aplicação específica.
A articulação coerente entre essas duas abordagens teóricas se transforma em uma poderosa estrutura, que busca compreender e melhorar a eficácia da implementação estratégica nas organizações.
A visão geral, inicialmente apresentada, pode levar os leitores a perceberem outras conexões que poderiam ter sido exploradas, mas que não foram o foco deste livro, motivando-os a aprofundar os modelos apresentados para ampliar a compreensão sobre como o fenômeno da estratégia pode se manifestar nas organizações. É uma obra com estudo que propicia grande oportunidade para todos os amantes da estratégia.