E se as lendas forem reais? Em O homem oco, somos transportados para um mundo onde as lendas brasileiras são reais. Por trás de uma aparente névoa de normalidade, criaturas como sacis, botos e, até mesmo, o poderoso boitatá habitam o cotidiano. No entanto o professor Guará se vê perdido em meio a esse novo universo, sem saber em quem (ou no quê!) pode confiar.
Nas ruas, segredos e mistérios espreitam em cada esquina, levando o professor Guará a questionar sua própria sanidade. Nesse ambiente magnífico, repleto de novas belezas e amores, ele se depara com um terror há muito esquecido: o vazio da alma, um vácuo tão profundo que devora tudo ao seu redor.
Seria possível que um simples professor e seus improváveis aliados tivessem o poder de deter esse mal? E qual seria o custo dessa batalha contra as forças do vazio? À medida que Guará mergulha nas lendas brasileiras, o leitor é convidado a refletir sobre a lição aprendida pelo nobre professor. Será que vale a pena abraçar o papel de herói em meio a um mundo repleto de perigos e incertezas?