Aprender através de experiências próprias ou de outros é uma das ferramentas mais eficazes para aprimorar os resultados dos projetos. O compartilhamento de histórias divertidas (e, por vezes, dramáticas) de quem gerencia projetos é uma forma leve e eficaz de transmitir experiências que podem ajudar profissionais de todos os níveis.
Nesta obra, os autores compartilham experiências reais, vividas ao longo de vários anos de atuação profissional. Em histórias curtas e de fácil leitura, o leitor poderá aproveitar lições aprendidas em diversos contexto do gerenciamento de projetos, mas não apenas sobre esse tema. Assuntos como gestão de pessoas, cultura organizacional, estratégia e carreira fazem parte das histórias que nos levam a pensar e a entender que a capacidade de realizar bons projetos depende de fatores que vão muito além do simples domínio de ferramentas de gestão.
O que faz um gerente de projetos inteligente? A "inteligência" não se refere à ausência de erros ou de situações difíceis, mas à constante capacidade de aprender com erros e acertos, próprios e dos outros.
Por isso o conteúdo deste livro é tão valioso. Trata-se da realidade da profissão, contada com pitadas de humor e seriedade que nos ajudam a entender o dia a dia do profissional de gerenciamento de projetos enquanto ensinam lições valiosas que podem ser utilizadas para a vida!
Apesar dos autores deste livro possuírem formações distintas nas áreas de Tecnologia da Informação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Administração, todos optaram por utilizar e disseminar as boas práticas do gerenciamento de projetos em suas vidas. Todos são voluntários do PMI e atuam em funções específicas na diretoria do capítulo do PMI do Rio Grande do Sul, além de serem amigos há um bom tempo e professores da disciplina de gerenciamento de projetos em várias instituições de ensino.