Este não é um livro infantil, tampouco infanto-juvenil. O livro retrata as insatisfações e as frustrações dos personagens por realizarem suas atividades rotineiras, durante muitos anos e por reconhecerem a falta de percepção e de inventividade a novas perspectivas, diante de uma realidade em constantes transformações por infinitas tecnologias.
Para todos os casos, desde a apresentação de cada um, Rick, o protagonista, percebe o sofrimento deles e seus infortúnios. Acompanha a angústia de todos e escuta seus lamentos. Conversas "mágicas" de Rick, inconformado com tanto tempo de dedicação às mesmices profissionais dos personagens, sem criatividade, inicia e promove reflexões com eles para acontecerem mudanças e descobertas de suas potencialidades adormecidas.
O livro é dirigido às pessoas interessadas em saírem de suas zonas de conforto, para se desgarrarem de seus descontentamentos e desmotivações laborais e, após muito planejarem, antes de tomar qualquer decisão precipitada, desvendar novas possibilidades e mudar o rumo de suas vidas.
Serve, ainda, para reflexão se alguma das histórias ficcionais apresentadas é útil à nova descoberta profissional ou às reformulações que cada leitor e leitora pretendam implementar nas suas atividades.