A profissão de secretário sempre foi vista como uma função técnica, tanto que até hoje muitos recrutadores se surpreendem com candidatos que possuem a graduação em secretariado.
Para aproximar esse ambiente acadêmico, profissionais da área se reuniram para escrever a obra O futuro do secretariado.
No livro, os autores debatem o mercado, o ambiente acadêmico, o histórico da profissão e os futuros desafios que os profissionais precisarão enfrentar.
É necessário formar pessoas que pensem além, que tenham habilidades em gestão de informação e tempo, contabilidade e saibam organizar eventos.
Outro ponto crucial para aqueles que almejam trabalhar como secretários de grandes executivos é o conhecimento de diversas línguas além do inglês, uma vez que este é quase uma obrigatoriedade do mercado.
O mercado para o profissional formado em secretariado é muito amplo, podendo-se atuar em empresas e fábricas dos mais variados tamanhos em todo o país.
Além disso, pode-se escolher entre a carreira na área executiva, ou atuar como auxiliar administrativo e recepcionista.
Hoje, o mundo mudou e se exige mais do profissional do secretariado: muitos fazem pós-graduação, MBA e cursos de idioma. A demanda é alta, mas para se destacar é preciso cumprir muitas exigências do mercado de trabalho, que se torna cada vez mais rigoroso e busca um profissional mais completo.
Por isso, se destacar no meio acadêmico é um dos caminhos para evoluir na carreira e abrir novas portas, uma vez que a maioria possui apenas cursos técnicos na área.