Numa diferente proposta, o autor revela detalhes conhecidos apenas por quem vivenciou o processo de depressão, desde as causas até a vitória e a libertação, meia década depois, quando finalmente se libertou da mochila do sofrimento.
A obra não possui nenhuma pretensão acadêmica, não visa defender qualquer tese, não tem a ousadia de propor uma "nova cura". Ao contrário, mostra como foi o fim da sua luta contra a doença, revelando as três etapas principais do processo: antes, durante e depois da depressão. Se a pessoa que vive os seus embates emocionais espera uma solução fácil contra essa que é uma das doenças mais agressivas de todos os tempos, apenas conhecer o conteúdo e não se tratar é insuficiente.
No entanto, se está disposta a fazer o que a medicina determina e além disso, entender como um deprimido venceu e se libertou, as páginas trazem um conteúdo organizado e estruturado para servir como uma espécie de ajuda aos que enfrentam a depressão, aos que convivem com a pessoa deprimida e aos que precisam se prevenir.