O livro O Fenômeno da ambiguidade lexical na informação contábil apresenta uma nova faceta da Contabilidade, ao demonstrar que, muito embora esta seja conhecida como a linguagem dos negócios, muitos de seus usuários não conseguem usufruir de todos os benefícios das informações por ela geradas.
O fenômeno da ambiguidade, apesar de não ser tema de discussões frequentes no meio acadêmico e profissional da Contabilidade, tem um impacto muito forte no processo de disclosure da informação, uma vez que os sentidos/significados das palavras utilizadas pelo contador na elaboração dos relatórios analíticos podem não ser de domínio dos seus usuários.
O livro tem como objetivo fazer uma releitura da Contabilidade enquanto geradora de informações para a tomada de decisão. Ademais, utilizando os aspectos interdisciplinares da Linguística de Corpus e da Terminologia de Especialidades, áreas pouco conhecidas pelos profissionais da Contabilidade, buscou demonstrar que ela não está restrita somente à elaboração de relatórios com base nos conceitos legais, mas que sofre fortes influências dos aspectos linguísticos na formação e na definição dos sentidos e significados das palavras; muito embora seu léxico tenha grande influência da legislação, levando o profissional contábil a ter muito mais preocupação com o cumprimento das leis do que com o atendimento aos aspectos gerenciais. Com essa visão, o livro abre uma nova discussão para esses aspectos linguísticos, embasado em alguns relatórios publicados pelas companhias Vale, Embraer, Abril, Banco do Brasil e Bradesco. Com certeza, sua leitura despertará uma nova concepção acerca dos grandes benefícios que uma boa contabilidade traz aos seus usuários.