A partir da premissa da ascensão do planeta Terra na hierarquia dos mundos, apresentada pela Doutrina Espírita, magno acontecimento já em curso na atualidade, operando-se a transição planetária da condição evolutiva de provas e expiações para o patamar superior de mundo de regeneração, busca-se nesta obra identificar e compreender as relações existentes entre o Evangelho, especialmente o Evangelho Segundo o Espiritismo, e o fenômeno dessa transição planetária, também conhecido como o Final dos Tempos ou o Juízo Final.
Diversas são as alusões do Evangelho a essa extraordinária ocorrência, tanto através de parábolas quanto de outras falas do Mestre Jesus, que constituem o objeto principal deste trabalho, além da interpretação de ensinamentos evangélicos diversos.
A anunciada volta de Nosso Senhor Jesus Cristo é igualmente cotejada no intuito do entendimento de como se dará o retorno do Mestre, se em corpo físico, como esperado por muitos, ou de outro modo, e a sua conexão com a progressão da Terra. Com o advento da era da regeneração, o Evangelho adentra a sua segunda etapa – ser compreendido e vivenciado em espírito e verdade.