Em O ESPÍRITO NA IGREJA, Craig Keener analisa de forma incisiva as várias interpretações evangélicas conservadoras sobre o papel do Espírito Santo na igreja. É seu desejo que os cristãos lutem por consenso ou ao menos por unidade na obra de Deus, ainda que divirjam em questões secundárias.
Fazendo uso de uma abordagem narrativa, com um grande número de histórias, Keener entra em diálogo construtivo com pentecostais, moderados e cessacionistas, sempre tentando aprender com cada perspectiva. O autor busca construir pontes sobre o abismo existente entre cessacionistas e pentecostais/carismáticos, instando todos os cristãos a buscar a capacitação do Espírito Santo. Sua abordagem pacificadora em meio a essa controvérsia tem sido endossada por carismáticos e não carismáticos.
Esta obra com certeza proporcionará um excelente diálogo sobre um tema que causou divisões desnecessárias dentro da igreja. Será também mais um recurso valioso para a disciplina de Pneumatologia, tanto na faculdade quanto no seminário. Também será útil a leitores leigos interessados em uma abordagem equilibrada sobre os dons espirituais.