Baker é um presidente visto como um homem seguro capaz de conduzir um mundo a um futuro melhor. Maggie Costello, ex-conselheira da Presidência, assim como boa parte dos americanos, deposita toda a sua confiança em Baker.
Vic Forbes, inimigo do presidente, surge de forma inesperada e revela dois segredos sobre Baker. A nação que tanto acredita em Baker exige explicações do presidente. Um dia após Forbes dizer que fará uma terceira revolução, ele aparece morto em condições muito suspeitas.
Poderia o líder idolatrado por todos estar envolvido no assassinato? Ou o crime faria parte de uma trama para derrubar o presidente? Será que toda a população teria sido enganada pelos ideais de mudança e esperança ferrenhamente defendido por ele? Qual era o segredo que Victor Forbes estava prestes a tornar público? Quem é o verdadeiro Stephen Baker? No rastro da verdade, Maggie é conduzida ao cerne de uma gigantesca conspiração com raízes no passado – e laços na própria estrutura de poder americana.
Sam Bourne é o pseudônimo do premiado jornalista inglês Jonathan Freedland. Ele assina uma coluna semanal no Guardian desde 1997 e trabalhou como correspondente internacional da publicação em Washington. O escolhido é o quarto romance do autor, após O código dos justos, O último testamento e O acerto final.