Este livro apresenta, sob a ótica da complexidade, uma exploração inovadora do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como Segunda Língua de Segunda Modalidade (L2M2) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), com base no curso livre oferecido pela UEMAnet. Retoma e reformula as ideias da pesquisa original, destacando como elementos pedagógicos, tecnológicos, culturais e afetivos se articularam dentro de um Sistema Adaptativo Complexo (SAC), revelando potencialidades e limitações do ensino de uma língua cinésico-visual em ambientes digitais.
Os resultados evidenciaram a importância da auto-organização, adaptabilidade e retroalimentação na construção da competência linguística e comunicativa de aprendizes ouvintes de Libras. Foram propostas melhorias metodológicas e tecnológicas para tornar o ensino mais dinâmico, responsivo e inclusivo.
Inscrito na Linguística Aplicada crítica, o estudo sugeriu caminhos teórico-metodológicos entre linguagem, educação e tecnologias digitais, desafiando modelos tradicionais. Destacou desafios e oportunidades da Educação a Distância (EAD) na democratização do ensino de Libras em contextos periféricos do Brasil.
Por ser inovador, o tema tornou-se base imprescindível para ampliar e difundir o assunto, justificando a existência do livro. A obra convida educadores, pesquisadores e estudantes a repensar os modos de ensinar e aprender em tempos de transformação digital e exigências éticas.