Através dos estudos de conceitos relevantes do taoísmo enquanto filosofia religiosa que faz parte das ciências orientais, e da psicologia analítica como uma abordagem consagrada dentro da psicologia representando a ciência ocidental, foram analisados os movimentos iniciais do Tai Chi Chuan (da escola do mestre Liu Pai Lin) como objeto de estudo em comum, permitindo, assim, comparações entre os conceitos das duas ciências.
Nesta obra, foram analisadas diversas similaridades entre conceitos relevantes do taoísmo e da psicologia analítica. Por exemplo, equiparações entre a gênese taoísta e o desenvolvimento da consciência, a teoria da bipolaridade e os arquétipos, complexos e a função transcendente, o Tao e o Self, o caminho da iluminação e o processo de individuação, a não-ação (wu-wei) e a sincronicidade. Praticamente todos os conceitos abordados neste trabalho encontraram correlações diversas, formando pontes integradoras que enriqueceram as duas ciências.
Este trabalho também foi uma tentativa de corroborar o pensamento psicossomático, procurando analisar o Tai Chi Chuan sobre os aspectos psicofísicos que contribuem para a saúde e o autoconhecimento, fundamentais para uma abordagem mais integral do ser humano.