"Finalmente, vagarosamente, caminhou em direção à noiva e a levou para o meio do salão. Enquanto dançavam, podia observar Isabel bem de perto. Suas faces estavam ligeiramente rosadas e seus olhos tinham um brilho diferente, que ele nunca vira antes. Notou também a dificuldade da jovem para se concentrar em um assunto, não ouvia suas perguntas e quando ele as repetia, respondia com um monossílabo tão baixo que, mesmo estando perto dela, ele mal conseguia ouvir. Sem querer, Isabel estava fornecendo para dom Rafael as respostas que ele queria."
Cartagena de las Índias é uma rica colônia espanhola na América, cujas riquezas atraem a cobiça de piratas e corsários ingleses e franceses. Em meio a um cenário de beleza natural e rico esplendor nasce o amor proibido de Isabel de Leon e Rivera Dominguez, nobre espanhola prima dos reis da Espanha, e Elliot Neil, destemido corsário da Marinha Britânica. Fato repudiado pelo pai da moça que pretende casá-la com seu braço direito, um jovem arrogante e inescrupuloso chamado dom Rafael.
O romance traça uma linha de tempo entre o ano de 1734 e 1742, narrando o modo de vida e os costumes da Colônia e, principalmente, a rivalidade entre Espanha e Inglaterra que lutavam pela supremacia dos mares, tendo seu ápice em um dos mais brilhantes acontecimentos da história da Espanha. A batalha de 1741, quando a armada espanhola liderada pelo bravo almirante Blas de Lezo, e com uma frota infinitamente inferior à inglesa, aniquilou a poderosa armada de guerra liderada pelo oficial Edward Vernon. Misturando ficção e fatos históricos, O Corsário é, além de uma emocionante história de amor, bravura e coragem, um resgate desta épica batalha e da figura de Blas de Lezo, o grande comandante que elevou a armada espanhola à condição de mais poderosa da época. Figura que caiu no esquecimento através dos tempos, perdendo sua importância. Amor, ódio, intriga, vingança, traição e preconceito são retratados ao longo de quase uma década, período em que a história é narrada. Personagens secundários de extrema força e grandeza e ataques piratas a cidade contribuem com a ação do enredo.
O Corsário prova que o verdadeiro amor é capaz de resistir ao tempo e a distância.