A partir de uma pesquisa inédita com mais de 2.600 líderes — extraída de um banco de dados com mais de 17 mil CEOs e altos executivos —, além de 13 mil horas de entrevistas e duas décadas de experiência assessorando CEOs e conselhos de administração, Elena Botelho e Kim Powell desconstroem os mitos sobre o que é preciso para chegar ao topo e ter sucesso.
Muito do que se diz sobre quem alcança essa posição — e como — está simplesmente errado. Há quem acredite que os futuros CEOs sempre almejaram o cargo desde cedo. Mas, na verdade, mais de 70% deles só passaram a considerar o cargo de liderança mais tarde na carreira. Também se diz que é preciso ter um diploma de uma universidade de ponta — porém, apenas 7% dos CEOs analisados se formaram em faculdades da Ivy League — grupo das instituições mais prestigiadas dos EUA —, e 8% sequer concluíram o ensino superior. Outro mito: é preciso ter um currículo impecável. A realidade? 45% dos candidatos a CEO enfrentaram ao menos um grande fracasso na carreira.
O que os líderes que chegam ao topo de fato compartilham são quatro comportamentos-chave, que qualquer pessoa pode desenvolver:
•Tomam decisões com firmeza;
•São confiáveis — cumprem o que prometem, sempre;
•Adaptam-se com ousadia às mudanças;
•Engajam-se com as partes interessadas sem fugir de conflitos.
A partir desse estudo inovador com os profissionais mais bem-sucedidos do mundo dos negócios, as autoras oferecem conselhos valiosos para quem deseja crescer na carreira.