Ao longo dos noventa anos em que a história se desenrola, costumes, cultura, política e fatos ligados aos personagens constituem o cerne do romance, de modo cru e objetivo. Sentimentos os mais diversos são uma constante, fazendo aflorar emoções fortes no leitor, que é envolvido pelo clima de suspense que perpassa toda a narrativa.
Os anos dourados, aqui representados pela década de 1960 na pequena Itajubá, no sul de Minas Gerais, trás os romances próprios da época regados pelos costumes e músicas que levaram os jovens ao experimento de uma liberdade que mudaram seu comportamento. O clima romântico, no entanto, levado por uma paixão sem limites muda radicalmente a história, levando a ações policiais de alto significado. Uma organização criminosa, uma fuga espetacular, uma busca frenética ao redor do mundo, suspenses intensos, um final surpreendente, de prender o fôlego do leitor.
O livro foi enriquecido com fatos ligados à música clássica, aos grandes compositores, aos ícones das canções populares da década de 1960, às mudanças comportamentais da juventude, a Segunda Guerra Mundial. Faz incursões também pela trajetória política no Brasil, a partir de determinada época, sugerindo influências que contrariam as verdades atuais. E muito mais, pois se pode dizer que há várias histórias dentro da história.