O propósito da vida é a expansão da felicidade. Mas a maioria das pessoas vive sob a impressão de que ela vem do conforto material, do sucesso, do acúmulo de riquezas, de ser saudável e ter bons relacionamentos. Em seu livro, O caminho para a felicidade suprema, o escritor indiano Deepak Chopra questiona tais afirmações. Sem refutar completamente a importância de tais fatores, o livro aponta outros possíveis caminhos potentes para a realização da felicidade humana.
Quando mente, corpo e espírito estão em harmonia, a felicidade é o resultado natural, enquanto os sinais de desarmonia são o desconforto, a depressão, a ansiedade e as doenças em geral. No livro, o autor aponta sete chaves que vão ajudar na construção da felicidade plena e iluminada. É necessário, porém, estar atento aos sinais.
O primeiro sinalizador é o corpo. É fundamental atender suas necessidades e respeitar seus limites. Outro ponto importante é a construção da verdadeira autoestima, experiência de busca interior e encontro com o verdadeiro ser. Também é necessário se livrar de hábitos e pensamentos tóxicos. Emoções como raiva, ansiedade e culpa, somadas a desequilíbrios no estilo de vida, também colaboram para uma vida infeliz. O grande desafio é superar os condicionamentos e ensinar o cérebro a sentir o mundo de uma maneira direta, sem as toxinas emocionais.
Além de evocar conceitos da cultura hinduísta, da meditação e do yoga, o autor estabelece ainda analogia com as novas pesquisas das áreas da psicologia, da neurologia e até da física quântica. Escrito em uma linguagem acessível, e complementado através de exercícios aplicáveis à vida cotidiana, O caminho para a felicidade suprema auxilia na mudança de conceitos arraigados e difíceis de serem transformados. Todos temos interesse em viver em estado de felicidade verdadeira e duradoura. E é estimulante pensar que felicidade gera felicidade.